Centro Social Rural comemora meio século de atividade

>

No último dia 23 de junho, o Centro Social Rural de Orizona completou 50 anos de atividade em nosso município. Nesse período desenvolveu importantes projetos como a gestão do hospital, da creche José Ribeiro de Oliveira, da escolinha Campo Formoso, a formação e a defesa dos direitos dos pequenos agricultores e atualmente, é a entidade mantenedora da Escola Família Agrícola de Orizona.
Foi fundado no inverno de 1960, como consequência da realização da Semana Ruralista de Orizona. Na primeira reunião, teve a presença de Dom Fernando, Padre João Carmelo, Manuel Ribeiro, Joaquim Ribeiro, Afonso Ribeiro, Odilon Fernandes, Marcos do Dr. Pila, entre outros, que se tornaram então, os sócios fundadores. Interrompeu as atividades em anos conturbados e retornou em 1969 e daí, com o trabalho conjunto com a paróquia Nossa Senhora da Piedade e o enpenho dos padres italianos, desenvolveu importantes projetos até o final da década de 1980.
Nos anos 90, o prefeito do Vaticano cardeal Joseph Hatzsinger (atual papa Bento XVI) empreendeu uma campanha de caça à teologia da libertação, às CEBs e a tudo que tivesse o leigo como protagonista. Assim a diocese de Ipameri, de Dom Tarcísio, enviou a Orizona o Pe Ronan. Foi quando o trabalho das comunidades de base enfraqueceu sensivelmente. O Centro Social, que sempre caminhou junto com a igreja católica, se viu em diáspora e as relações, os projetos e os bens foram divididos. Em 1997, com a possibilidade de impantação de uma Escola Família Agrícola, o trabalho da entidade voltou a fortalecer e frutos são colhidos até os dias de hoje.
Com o intuito de celebrar esses 50 anos, a direção do Centro Social e da Escola Família Agrícola de Orizona realizará no dia 30 de junho, atividade em comemoração à data. Será às 19 horas na sede da entidade, na EFAORI. Associados, educadores, estudantes, agricultores e lideranças farão memória das ações da entidade nesse meio século.
Durante o momento, será exibido um documentário, produzido por Antônio Pereira de Almeida, presidente da entidade e vice-prefeito de Orizona. As imagens dos depoimentos de sócios e colaboradores e a edição foi feita pelo estúdio A & C, de Cláudio e Andréia. Parabéns ao Centro Social por tamanha contribuição ao município de Orizona. (Anselmo de Lima).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s