>Panorama de Orizona na década de 1930

>

Tivemos acesso a algumas imagens da cidade de Orizona nas décadas de 1930 a 1940. Por ser imagens históricas, resolvemos estudar um pouco de sua história. Fizemos também um trabalho de restauração digital das mesmas que estavam envelhecidas e afetadas pelo tempo. O resultado de duas dessas pode ser visto nesta postagem.
Os originais das imagens estão hoje sob o domínio do professor Paulo Acácio de Sousa (atual secretário de Educação). Não é possível precisar quem fotografou, mas é possível definir as datas. A imagem acima, da década de 1930, retrata o antigo casarão (sobrado) do Coronel José Pereira Cardoso, inaugurado em 14 de setembro de 1880 e demolido sem nenhum critério e remórcio em 1994, para a construção do Mini Box Boca de Lobo.
A imagem abaixo é datada de 1938 e retrata as duas principais avenidas, a torre da antiga matriz e a cadeia pública (sobrado à direita). É um panorama único, da cidade de Orizona na época. Pena que não temos o costume de respeitar e de valorizar o nosso patrimônio arquitetônico, hoje quase totalmente destruído, dando lugar a novas contruções. (Anselmo de Lima).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s