>Festa da Cultura foi um Sucesso

>

Resgate da identidade, apresentação das manifestações populares e celebração da história local puderam ser apreciados na Festa da Cultura de Orizona, que aconteceu no sábado, 16 de janeiro, na Feira da Agricultura Familiar, ao lado da Rodoviária de Orizona. Com o tema Cultura, diversidade e criatividade, o evento foi uma promoção do Coletivo de Cultural de Orizona, com o apoio da Seagro, Governo Municipal de Orizona, Câmara Municipal e diversos outros parceiros.
Entre as manifestações realizadas estiveram a música, artesanato, artes plásticas, cavalgadas, teatro, catira, capoeira, folias, poesia, além da arte das fiandeiras, de contadores de causos, carreiros, cavalgada, berranteiros, encomendadores de almas. A Festa contou também com as comidas e bebidas típicas, a exemplo da cachaça, cuja produção, principalmente artesanal, feita em alambiques familiares, é destaque em Orizona.
A abertura aconteceu na manhã, com a chegada dos 12 carros-de-bois e cerca de 200 cavaleiros, que desfilaram pelas ruas da cidade. Representante das cavalgadas deixaram no palco principal as bandeiras de Orizona, Goiás e Brasil. Em seguida, na abertura oficial, uma mesa foi composta com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Felipe Dias, a primeira-dama Ana Lúcia Ribeiro Dias, o vice-prefeito e coordenador do evento, Antonio Baiano, a presidente da ASDAO – Associação dos Artesãos de Orizona, Teresinha, a Secretária Estadual de Mulheres da Fetaeg, Ana Maria Dias Caetano, a representante da Agepel Laila Santoro, entre outras autoridades como vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Na abertura, foi lançado oficialmente o ponto de cultura Orizona ENCENARTE, uma parceria entre a ASDAO, a Agepel e o Ministério da Cultura. Na ocasião, a representante da Fetaeg entregou à ASDAO um tear industrial que será utilizado pelas artesãs do município.
Logo após a solenidade oficial, desfilaram pelos dois palcos, dezenas de artistas do município, representando os mais diversos segmentos. Além disso, foram realizadas oficinas de teatro, ministrada por Eugênio Aquino e de circo, por membros do Circo Laheto de Goiânia, que também abrilhantaram a Festa. Centenas de pessoas que passaram durante o dia pelo local também puderam conferir exposição de artesanato, artes plásticas, móveis, inventos e comidas típicas.
À noite, com um grande público, a Festa da Cultura foi encerrada em grande estilo, prometendo voltar no próximo ano com uma estrutura ainda maior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s