>100 Anos de Emancipação Política

>

Eis aquela história que conhecemos bem sobre o nosso município, mas que nem sempre damos a devida atenção:
Orizona, antiga Capela dos Correias, depois Campo Formoso e posteriormente Orizona, edificada à margem direita do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, foi fundada por Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso que, em 1850, deram começo aos trabalhos de construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade.
É desconhecida a primeira imigração. De Minas Gerais vieram agricultores entre
1840 e 1850, começando, assim, o povoamento. Destaca-se nesse movimento fundador, o cidadão Fulgêncio de Souza França. Edificada a capela, formou-se o povoado pertencente ao Município de Santa Cruz (hoje Santa Cruz de Goiás).
Em
1890, foi o povoado erguido em distrito com a denominação de Capela dos Correias. Graças ao desenvolvimento, foi elevado à categoria de Vila em 12 de julho de 1906, pela Lei nº 277, instalada a 15 de outubro do mesmo ano, já com a denominação de Campo Formoso. A categoria de Cidade lhe foi dada pela Lei nº 347, de 8 de julho de 1909.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de
31 de dezembro de 1943, o Município de Campo Formoso passou a denominar-se “Orizona”, termo de origem latina, ORIZA = Arroz + ZONA = Região ”Zona do Arroz” (Na época o município era um dos grandes produtores de arroz do Estado)”(IBGE).
Citei esse breve histórico, extraído das páginas do Wikipédia, para lembrar de uma data importante que não é lembrada pelos habitantes do nosso município: além de Orizona comemorar neste ano, 159 anos de fundação (dia 15 de setembro), comemora também, o Centenário de sua emancipação política, no dia 08 de julho, conforme está na lei 347/1909 e expresso no brasão oficial de Orizona.
É uma data que precisa ser lembrada e comemorada por nós.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s