>Orizona discute adesão ao Programa Ponto de Cultura

>

PMO/Comunicação
Tendo em vista a discussão de propostas de ação para a valorização da cultura popular de nosso município e o debate de proposta para implementar um Ponto de Cultura em Orizona, a partir de uma parceria com a AGEPEL – Agencia Goiana de Cultura Pedro Ludovico e o Ministério da Cultura, lideranças de nosso município estão reunindo frequentemente para somar idéias e definir um plano de trabalho.
Liderados pelo vice-prefeito, Antônio Baiano, que participou do lançamento do edital dos Pontos de Cultura do Estado de Goiás, no dia 2 de março, em Goiânia, um grupo formado por dirigentes da Associação de Artesã(os), as Pastorais da Juventude Urbana e Rurais, os grupos de Catira e de Folia de Reis, o Jornal Terra Goiana e artistas já discutiram em outras reuniões o que deverá ser priorizado.
São muitas as manifestações artísticas, culturais e religiosas promovidas em nosso município: as cavalgadas, as folias de reis e do Divino, as encomendas de almas, as quadrilhas, as festas em louvor a padroeiros, a catira e a congada, a música, a pintura, a literatura e muito mais. O fortalecimento dessas expressões pode ser contemplado por esse programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.
A AGEPEL está recebendo, até 16 de abril de 2009, as propostas para esta que é a Edição Estadual do Programa Mais Cultura – Cultura Viva, do Ministério da Cultura. As propostas, que passarão por um processo seletivo, deverão ser entregues na sede da Agepel, situada na Rua 82, nº 400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 1º andar – Ala Oeste – Setor Sul, CEP 74.015-908, em Goiânia.
Por meio de edital serão selecionadas propostas de 40 entidades culturais, voltadas para o interior do Estado. Poderão participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que trabalhem com cultura há pelo menos dois anos, de forma comprovada. São associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas definidas como comunitárias e suas associações de pais e professores, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações sociais de Goiás. A microrregião de Pires do Rio será contemplada com dos projetos.

Foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 2o de março, às 19 horas no Antigo Seminário (Centro de Formação José Ribeiro de Oliveira), uma nova reunião para que artistas, promotores e agentes culturais possam opinar a respeito do projeto. Segundo Antonio Baiano, a iniciativa de envolver a comunidade nessas discussões foi com o intuito de que as ações realmente se direcionem para aquilo que é realmente é anseio da comunidade.
Para encerrar, Antonio deixa o convite a toda a comunidade orizonense, principalmente aqueles e aquelas que desenvolvem alguma atividade cultural ou que são apaixonados pela causa, a participarem desta reunião e a somarem na construção de propostas que valorizem a cultura popular de Orizona.
Mais informações, entre no sitio eletronico da AGEPEL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s